Horário de Brasilia

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Veja o que é preciso para ter uma pós-gravidez digna das estrelas

Adriane Galisteu, que enxugou dez quilos em três meses, e especialistas dão dicas
Ter um pós-parto incrível não é privilégio apenas das estrelas. Recuperar o corpo em pouco tempo e voltar à forma anterior à gravidez pode ser uma possibilidade para qualquer mulher, desde que os cuidados necessários sejam seguidos.

Um exemplo máximo de recuperação a jato é Adriane Galisteu. Conhecida por ser uma mulher vaidosa e que sempre cuidou do corpo, a apresentadora provou que o investimento na saúde e na aparência feito ao longo de anos valeram a pena na hora de recuperar a forma.

Cerca de três meses após o nascimento de Vittorio, em agosto de 2010, Galisteu já havia eliminado dez dos 16 kg acumulados durante a gravidez.

- O treino não tem só a ver com gravidez, tem a ver com a vida. É tão melhor, né? Mas é muito difícil, tenho de ser honesta. Não é uma delícia fazer dieta, não é uma delícia malhar todos os dias. Mas depois que você se habitua, passa a fazer parte da sua rotina. 
galisteu
Várias etapas da recuperação de Galisteu: (da esq. para dir.) em junho de 2010 ainda grávida, no Carnaval de 2011 recuperando o peso, treinando no Rio de Janeiro em abril, e com Vittorio no último domingo (8) (Fotos: AgNews)

Como ficou de repouso nos últimos quatro meses de gravidez, por causa de uma complicação, ela teve de passar meses de cama e impossibilitada de fazer qualquer esforço. E diz que teria engordado menos se não tivesse ocorrido este imprevisto.

- Na minha opinião, era para eu ter administrado o peso mais rápido. Mas, o fato de ter ficado de repouso não foi das tarefas mais fáceis. Daria para conseguir um resultado mais rápido se eu tivesse tomado alguma coisa. Mas eu não tomo nada. Eu procuro manter a forma da maneira antiga: malhando e fazendo dieta. Claro que depois de uma determinada idade isso muda. Eu estou com 38, por enquanto está tudo bem.

Dica dos especialistas para ter uma pós-gravidez digna das estrelas A regra universal para quem já está grávida - e também para quem pretende engravidar - são os cuidados com a alimentação e com a hidratação da pele, questões fundamentais para evitar estrias, flacidez e o temido sobrepeso. Afinal, o velho ditado “comer por dois” não poderia ser mais falso e prejudicial ao corpo e à saúde da gestante.

Quem explica é o especialista em ginecologia e obstetrícia Adolpho Kelm Júnior:

- É lógico que a necessidade calórica é maior durante a gestação, mas não pode haver exageros. A gravidez deve ter um bom acompanhamento na parte nutricional.

Ainda segundo o ginecologista, o período que antecede a gestação tem um papel determinante na recuperação da mulher.

- O estado pré-gravídico [antes da gravidez] influencia nessa parte. E o que acontece durante a gravidez também. Se uma paciente ganha muito peso, ou pacientes que desenvolvem diabetes durante a gravidez e por isso ganham muito peso, esse retorno após o parto fica mais difícil também.

Exercícios físicos estão liberados desde que o médico responsável pela grávida dê o aval. Afinal, cada gestação requer cuidados específicos.

- As grávidas devem evitar esportes de alto impacto. As mulheres que já praticavam exercícios devem continuar, sendo uma gravidez normal, que não tenha fator de alto risco. Aquelas que não praticavam nenhum esporte, nenhuma atividade física, recomenda-se que pratiquem natação, hidroginástica e ioga, que são muito bons para o momento do parto.

Tanto para quem deseja engravidar quanto para as grávidas, a doutora Luciana dos Santos Duran, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, dá dicas para a saúde da pele:

- Flacidez é uma queixa das mulheres pós-gestação. Para evitar, tem de preparar a pele antes da gravidez com hidratação bem intensa, com óleo de amêndoas, por exemplo. A hidratação é fundamental para prevenir estrias pós-gravídicas [após a gravidez].

Autoestima
Porém, um fator importante a ser analisado é a cobrança que a mulher se impõe para perder rapidamente os quilos acumulados durante a gravidez, e nem sempre de uma maneira saudável. A situação pode levá-la a situações extremas, como explica a ginecologista e obstetra Claudia Gazzo, especialista em reprodução humana.
- A mulher pode desenvolver uma depressão pós-parto, ela deve ter seu tempo para se adaptar e retornar às suas atividades. A gestante pode se exercitar desde que sejam exercícios próprios, existem várias academias especializadas e a dieta deve ser sempre acompanhada por um nutricionista que fará um cárdapio adequado para cada caso.

Para completar, Adriane Galisteu comenta sua recuperação e ensina que paciência e cuidados na medida certa valem a pena:

- Não adianta pensar “ah vou ficar grávida” e começar a malhar sem parar. O retorno da mulher não é imediato, a mulher precisa de mais tempo. Eu fiquei os quatro meses finais na cama e mais quatro meses de amamentação sem fazer nada, quase nove meses sem nada! Já perdi os 16 kg que engordei. Para mim é complicado retomar também, mas não é tanto porque eu estava habituada a fazer.

Veja no quadro abaixo a recuperação das celebridades no pós-parto
Claudia Leitte Quando surgiu no Carnaval de Salvador, um mês após dar à luz, em março de 2009, ela nem parecia que havia tido bebê. Estava com um corpo escultural. À época, declarou à imprensa que perdeu dez quilos  nos primeiros 15 dias fazendo a dieta da "amamentação". Ela também seguiu uma alimentação rigorosa e pegou pesado na malhação
Gisele BündchenQuatro meses após dar á luz, a top estava em plena forma. Em entrevista ao Fantástico (Globo) revelou que a pré e a pós gravidez foram bem-sucedidas por conta da alimentação e da malhação. Durante a gravidez, diz ter evitado o consumo excessivo de carne e priorizado frutas e vegetais. Após o nascimento de Benjamin, tinha de posar de lingerie para um marca e intensificou os exercícios. Fazia duas sessões de musculação por semana e atividades divertidas como kung fu, ioga e aulas de dança
Adriane GalisteuNa época da gestação, Galisteu revelou ter engordado 16kg. Por causa de complicações na gravidez, passou os últimos meses antes do parto em repouso absoluto, proibida de se exercitar, de subir e dirigir. Cerca de três meses após o nascimento de Vittorio, que aconteceu em agosto de 2010, Galisteu eliminou dez quilos e voltou a treinar aos poucos
Juliana PaesApesar de não ter revelado quantos quilos ganhou na gestação, a atriz disse à época que cuidava da alimentação com dieta especial e fazia exercícios com aval do médico. O parto aconteceu em dezembro de 2010. E, no começo deste ano, revelou que só faltava perder cinco quilos para chegar ao peso anterior. Nada mal
Giovana AntonelliNa primeira gestação, em 2005, a atriz engordou 22kg. Para não ganhar o mesmo peso extra em sua segunda gravidez, Giovana adotou cuidados intensos com alimentação e com o corpo. Em outubro de 2010, Giovana deu à luz Sofia e Antônia. Desde então, não se descuidou mais, exercita-se diariamente na praia e está muito bem, obrigada.
Letícia Spiller Prestes a completar 38 anos, Letícia passou por sua segunda gestação de maneira exemplar. Ela, que já é mãe de Pedro, 14 anos, deu à luz Stella em janeiro de 2011. Segundo a atriz, apenas 12kg foram acumulados na gestação, e uma dieta especial com mocotó e canjica está colocando fim ao extra na balança

0 comentários:

Popular posts

Blog Archive

Páginas

Páginas

Visitantes

Tecnologia do Blogger.

Seguidores